Como usar o ar condicionado corretamente e evitar problemas

Como usar o ar condicionado corretamente e evitar problemas

Existem alguns pontos a considerar antes de comprar e instalar um ar condicionado em sua casa, principalmente no que diz respeito à segurança. A ajuda de um especialista é o mais importante para que você possa escolher o modelo certo e conhecer tecnologias avançadas.

É importante garantir que as instalações elétricas sejam adequadas. O espaço é outro ponto a avaliar. Portanto, analise se o ambiente é adequado para a instalação do aparelho. Principalmente no caso do ar Split, onde a unidade condensadora deve ser colocada fora de casa.

Como usar o ar condicionado corretamente

A manutenção periódica do Ar consdicionado é fundamental para garantir a durabilidade do equipamento e, principalmente, para não prejudicar a saúde do usuário. A manutenção ajuda a reduzir o consumo de energia, melhorar a qualidade do ar interno e garantir melhor desempenho dos equipamentos.

A frequência de limpeza pode ser conferida no manual do produto, seguindo as orientações do fabricante. Especialistas orientam que a higienização deve ser feita por um técnico a cada seis meses.

Higiene simples a cada 30 dias também é recomendada. O próprio usuário pode fazer com um pano macio e seco no painel frontal do ar condicionado. O filtro deve ser retirado e lavado em água corrente (fria ou morna).

Temperatura

Ao contrário do que muitos pensam, baixar drasticamente a temperatura do ar condicionado não vai resfriar o ambiente mais rápido. Em dias quentes, o ideal é uma temperatura entre 22°C e 24°C, que é a temperatura ideal para o conforto. Pelo visto essa média ainda é polêmica e nem todo mundo gosta, afinal vai depender de cada pessoa, metabolismo, atividade física e outros.

Deixe portas e janelas sempre fechadas

Deixar portas e janelas abertas com o ar condicionado ligado pode causar sérios problemas. Esse hábito reduz a eficiência dos equipamentos e gera maiores gastos com energia. Podemos tomar uma geladeira como exemplo. Quando existem frestas por onde pode entrar ar quente, mais esforço o equipamento terá que fazer para compensar a breve ausência de ar frio.

Como o nome sugere, a unidade externa ou condensadora do ar condicionado é a parte que fica fora de casa. É usado para troca de calor. Você sabia que essa parte requer cuidados? Tendo em conta que a unidade exterior está exposta à chuva, sol, maresia e desgasta-se com o tempo.

Mesmo que seja de materiais resistentes, o usuário deve proteger o condensador. Para isso, basta usar determinados produtos para evitar a corrosão. Por exemplo, use agentes de proteção, aplique revestimentos e mantenha-os limpos. Para isso, consulte o manual do produto ou procure orientação profissional.

Luz do sol

Você sabia que o sol pode interferir no funcionamento do ar condicionado? Por isso, antes de comprar um aparelho para sua casa, você deve analisar o ambiente de instalação, calcular corretamente, entre outras coisas, o BTU. 

Quanto mais luz solar o ambiente receber, mais tempo levará para o ar-condicionado esfriar, gerando mais consumo de energia. Se for o caso em sua casa, feche as cortinas e persianas. Isso permitirá que seu dispositivo “trabalhe menos” para manter o ambiente fresco e, portanto, consuma menos energia.

Usar de madrugada

Dispositivos com função de timer podem ajudar você a economizar eletricidade. Deixar o dispositivo ligado durante a noite pode aumentar o consumo de energia. Hoje, alguns aparelhos de ar condicionado possuem um recurso de desligamento automático (também conhecido como timer). Use esse recurso nas primeiras horas da manhã para evitar gastos excessivos com energia.