Quanto custa um projeto de interiores? Confira os valores praticados no mercado

Quanto custa um projeto de interiores? Confira os valores praticados no mercado

Quanto custa um projeto de interiores? Essa, nem sempre é uma pergunta que passa na cabeça das pessoas que estão construindo ou reformando, porque ainda que de forma equivocada, elas acreditam que o projeto de decoração preço é alto.

No entanto, saber quanto custa um projeto de design de interiores é mais do que necessário, pois só assim será possível adequá-lo ao ser orçamento, pois ter o auxílio de um profissional é fundamental para o bom desenvolvimento da obra em questão

Quer saber como realizamos nossos projetos de decoração? Então continue conosco!

Por que contratar um designer ainda é muito usado hoje em dia?

profissional de decoração

Antes de se preocupar em saber quanto custa um projeto de interiores, a pessoa precisa ter em mente os benefícios que tal contratação traz.

A principal delas, sem dúvida alguma, é o fato de contar com um profissional que tem toda a qualificação para desenvolver o projeto do seu imóvel e/ou para fazer todo o gerenciamento de uma reforma, afinal se tem uma coisa que dá trabalho para quem não tem conhecimento técnico é construção e/ou reforma, não é mesmo?

Ao contar com o profissional, a pessoa terá garantido o bom aproveitamento dos espaços e será possível utilizá-los de forma funcional bem como harmônica.

Além disso, como o designer de interiores conhece fornecedores, todo o processo de reforma e os melhores materiais, todo esse conhecimento vai assegurar que a execução do projeto transcorra dentro do prazo, deixe o dono do imóvel livre de dores de cabeça, evita o desperdício e o retrabalho.

Como é feito o trabalho de um designer de interiores?

profissional realizando a decoração de interiores

Para definir o valor projeto de interiores, é preciso considerar todas as etapas que envolvem o trabalho do profissional que atua nessa área. Para começar o desenvolvimento, a primeira etapa é a realização de uma reunião de briefing. 

Aqui, o cliente vai contar ao designer quais são as suas necessidades e a partir disso, o profissional vai entender as suas prioridades, a sua forma de viver e os gostos pessoais.

Após esse primeiro contato, as primeiras ideias a respeito do projeto começam a ser traçadas. 

Depois disso, o designer vai apresentar todas as ideias de layout que ele teve para o cliente e isso vai incluir os materiais que podem ser usados, quais as melhores cores e como serão os móveis. Após todas as ideias serem discutidas em conjunto, o projeto final é executado.  

Agora, é hora de fazer o projeto executivo. Nesta etapa, serão detalhados todos os itens incluindo marcenaria e iluminação com todas as características bem como os móveis e os revestimentos.  

Para finalizar, o cliente recebe todas as plantas, os memoriais descritivos e as planilhas com imagens com todas as peculiaridades e até em 3D.  

Quanto custa um projeto de interiores?

moedas no pote e casa maquete

Para que o profissional consiga definir quanto custa um projeto de interiores, ele leva em consideração alguns fatores como: a experiência profissional, a especificação das ações, a execução, por exemplo, de um projeto para cozinha ou de projetos para banheiros, apenas ou o projeto para interior de imóveis.

Isso porque, a cobrança normalmente é feita por metro quadrado, mas dependendo do tipo de projeto, ele pode sofrer algum tipo de alteração.  

É possível ainda que o design de interiores quanto custa um projeto, leve em consideração, por exemplo, a complexidade dos projetos para lofts ou dos projetos para sala de estar, por exemplo. A partir disso, ele vai ponderar ainda quantas horas serão investidas para a composição dele.

Quanto custa um projeto de interiores no gerenciamento de uma obra?

Quanto custa um projeto de interiores: projetista trabalhando

Levando em consideração o gerenciamento de toda a obra pode chegar em média a até 20% de todo o custo dos serviços que ele precisará gerenciar.

Esse montante é cobrado, porque o profissional faz o acompanhamento de todos os fornecedores e assim o custo será calculado tendo como base o valor final da obra. 

Em algumas situações, o cliente pode ir até o fornecedor sozinho e neste caso, não será cobrado, mas essa ação não é indicada, porque a obra só funcionará em  harmonia levando em consideração projeto e cronograma.

É possível encontrar profissionais que têm um valor fixo para acompanhamento do projeto e o pagamento é feito em parcelas enquanto a obra estiver sendo executada.

Quanto custa um projeto de interiores? valores cobrados pelo profissional de designer

O valor cobrado pelo designer pode variar de acordo com a demanda podendo ser entre consultoria e hora trabalhada. O valor da hora, costuma variar em média entre R$200 e R$400.

Saber quanto custa um projeto de interiores e como ele é cobrado, é muito importante, pois isso desmistifica aquela ideia de que esse é um serviço inacessível para muita gente, não é mesmo?

Com essas orientações, esperamos ter ajudado! E, se precisar de auxílio para a execução de algum projeto, confira algumas de nossos principais serviços