Automação na Decoração

Automação na Decoração

Entrevista de Roberta Cavina ao DECORE, informativo do Minascasa.

Defina, em linhas gerais, no que consiste a automação no ramo da decoração.

A automação consiste no geral em facilitar a realização de tarefas, obter conforto, diminuir gastos, otimizar o tempo e proporcionar segurança para o consumidor.

2 – A tecnologia aplicada à automação de ambientes está ganhando força no Brasil?
Sim, o aumento a cada ano é bem significativo pois os consumidores estão mais informados a respeito. As pessoas estão visando segurança e comodidade mas ainda assim a estética do ambiente é o que impulsiona mais o crescimento da automação.

3 – Quais as principais vantagens dela? Economia de energia é uma delas?

As principais vantagens  são conforto e segurança. Acionar alarmes e câmeras de segurança, fechar janelas, atender seu proprio interfone pelo seu smartphone ou tablet é possivel atravez da automação. Existem automações que chegam a economizar 30% do gasto final de energia. O sistema é capaz de detectar se o ambiente está vazio, desligando os aparelhos eletronicos e apagando as luzes, medição de intensidade de iluminação para cada ambiente em determinado momento, acendendo lampadas ou abrindo cortinas para entrada de luz natural e economia de energia. Um projeto bem feito é primordial para a redução de gastos.

4 – Hoje, qual classe investe na automação de ambientes residenciais?

Classe média e alta.

5 – É um investimento alto ou está ficando mais acessível?

Hoje em dia existem sistemas de automação com controle de iluminação e circuitos de lampadas, controle de som e tv, persianas e instalação por cerca de R$ 10 mil reais. A tendência é diminuir cada vez mais o preço.

6 – Quais soluções em automação estão em alta nas residências? Citar principais.

Controle de câmeras de segurança, irrigação de jardim e iluminação são os principais fatores para os consumidores adquirirem o serviço.

7 – Qual cuidados o cliente deve tomar ao investir num projeto de automação para ambientes domésticos?

É importante que o cliente solicite orçamentos também de profissionais autônomos além de empresas de automação, pois podemos encontrar tecnologias independentes entre si que diminuem os custos do projeto. Uma boa pesquisa pode baratear muito a automação.

8 – O que a adoção desses cuidados consegue evitar?

Um projeto mal feito pode acarretar muitos gastos desnecessários. Criar uma lista bem detalhada de fornecedores de dispositivos de segurança eletrônica é uma boa solução para que o resultado final seja satisfatório e econômico.